sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Okê Arô Oxóssi


Okê Arô Senhor das Matas.

Dia 20 de Janeiro está chegando, Dia de São sebastião , padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e que em algumas partes do Brasil tem seu sincretismo em Oxóssi ( Osóssi/Odé).

Oxóssi é o Rei do KETU, filho de Iemanjá é a energia POSITIVA do Universo, tem seu espírito livre , e aventureiro, destemido e algoz tem uma vaidade elevada, é senhor da fartura pois é ele que sai para a caça, e que se propõe que nada falte na mesa.

Filho de Iemanjá Oxóssi desde cedo tinha vontade de ser livre, mas por amor a mãe sempre soube se conter, mas com a saída de seus irmãos Ogum e Exú de casa oxóssi diz a sua mãe que tbm quer ser livre, e ganhar o mundo , decide então ir para as matas, Iemanjá então foi até um Babalorixá que avisou a ela que Ossanha ( Ossãe /Ossain ) o feiticeiro, queria oxóssi pra si, Iemanjá avisa o filho do perigo, mas Oxóssi teimoso, não ouve a mãe e vai assim mesmo pras matas e é expulso de casa.

Lá ele encontra Ossanha que já aguardava a chegada do caçador, o feiticeiro se ofereçe a ensinar a Oxóssio segredo das folhas o levando ainda mais dentro da mata, quando então lhe oferece o que beber.

Oxóssi se farta da bebida enfeitiçada de Ossanha e se apaixona pelo mesmo que o captura e o prende em uma rede; Iemanjá sabendo do perigo que oxóssi esta correndo clama a Ogum que vá atrás do seu irmão querido que foi capturado pelo feiticeiro, Ogum vence todas as demandas do caminho e Salva Oxóssi das garras de Ossanha, mas já era tarde demais, Oxóssi não vive mais sem Ossanha, assim como Ossanha não vive mais sem Odé.

Oxóssi se torna o tronco forte da árvore enquanto Ossanha é as folhas, Sendo os dois INDISPENSÁVEIS .

Conta outra lenda de que oxóssi ficara sabendo que seu irmão Ogum se tornou orixá, e a notícia alimentou ele do mesmo desejo, Oxóssi sabia que na mata era estreitamente proibido matar cobras, principalmente a jibóia encantada que na verdade era oxumaré ( Osunmare) na sua forma mortal.

Ossanha Adverte Oxóssi que Osunmaré é um orixá e que ele não deveria se arriscar com o bote da cobra, Oxóssi no outro dia some o dia inteiro, Ossanha fica preocupado, mas no cair do sol Oxóssi volta com a jibóia enrolada em si, No outro dia quando Ossanha chega a morada de Oxóssi o mesmo tinha desaparecido, sobrando apenas o rastro da cobra que oxóssi comera... A partir daí Oxóssi se tornou orixá.

Outra Lenda sobre a divindade de Odé seria a qual em um reino havia um pássaro amaldiçoado que devastava toda a colheita do povo e estava levando o lugar a falência, esse pássaro gigante tinha o peito protegido por um feitiço que o deicha imune as armas.

O rei então invoca todos os caçadores dos arredores,primeiro veio um caboclo conhecido por ter 7 flechas mortais, mas esse não deu conta do pássaro, veio o de 6 flechas e ngm dava jeito, até que oxóssi soube do que acontecia e se ofereceu a ir matar o pássaro, Sua mãe lhe advertiu que o passáro era encantado e que tinha imunidade a armas, mas oxóssi não teve medo e infrentou o bicho.

Horas antes do confronto a mãe de Odé fez uma oferenda a oxalá pedindo proteção para o filho e que o mesmo retirasse a couraça do peito do passáro imortal; Odé como o combinado disparou uma só flecha e matou o pássaro, daí seu nome OXÓSSi ( ´´ O homem de uma flecha só `` ).

Oxóssi se apaixonou por Oxum (Osún) que é a deusa da beleza , do amor, divide a maternidade com Iemanjá (Yemonjá),dona das aguas doces e do ouro, uma mulher de beleza e riqueza INCONTÁVEIS, ardilosa, inteligente, feiticeira, doce, enfim todas as qualidades que Rainha merece receber, mas a vaidade dos dois começa a entrar em conflito, e oxóssi queixona que as aguas de oxum inundam a mata espantando sua caça, enquanto oxum reclama da floresta de Oxóssi que avança sobre o riacho.

Mas um fruto nasce desse amor, esse é Logun Edé que é o príncipe dos orixás, que vem como intercessor dos dois reinos, sendo a margem entre o leito do rio e a floresta trazendo denovo a paz para a floresta e para os rios.

Os filhos de Odé são pessoas alegres, e tem fama por serem meio ´´excêntricas`` por causa de seu espírito livre, mas odé é a liberdade das matas, o eco das florestas, a vida que não para de nascer, Odé é o polo positivo, aquele que não deicha nada faltar, O caçador de uma flecha Só.

Por tudo isso só tenho a agradescer a meu pai de cabeça...



<-( _ Okê Arô Oxóssi _ )->

21 comentários:

  1. São tão lindas essas lendas,amigo! Me fascino! :)
    Mas a mais linda de todas é a de Oxum e Oxóssi!
    Diferente de vc,eu só vou ELOGIAR o seu blog! Rss' tá de parabéns! ♥

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas mais linda que eu ja vi!

    ResponderExcluir
  3. o meu pai oxossi é lindo
    ele teve casso com a minha mãe
    ochum ela é tão linda que da gosto ver
    a cachuera dela deve ser muito linda

    ResponderExcluir
  4. - okê arô oxossi, Ora yeyeo Oxum ...minha mãe ...
    Ameei as históriias moçoO..!♥

    ResponderExcluir
  5. o que li nesse momento foi a maior prova de amor ,respeito,e verdade, que um filho do grande Rei das matas OXÓSSI, sou filho de Oxóssi também e miarrepiei por ver que existe um filho que sente o mesmo amor que sinto pelo meu Pai!!!! okê bambo!! OXÓSSI!!E que o grande pai Oxala possa estar abençoando você!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou filha de Oxum e Oxossi e sinto-me privilegiada por isso!!!
    Amei tudo o que li, que Oxalá te abençoe irmão!!!

    ResponderExcluir
  7. meu paizao e mesmo maravilhoso ,ele me inspira e me da forças para continuar lutando

    ResponderExcluir
  8. Sou filha de Oxum e Oxossi não teria palavras mais bonitas para decifrar o AMOR pelos os Orixas de que as sua palavras.
    AXÈ... muito AXÈ a todos filhos de santo.
    Egbome Celi d'Oxum

    ResponderExcluir
  9. ESPERO QUE SEMPRE TENHA PESSOAS ASSIM COMO VOCÊ,DISPONIVEL EM BUSCAR A VERDADE SOBRE NOSSOS ORIXÁS E MOSTRAR A TODOS COM AMOR E DEDICAÇÃO E COM CERTEZA,COM CINCERIDADE.LUCIENE

    ResponderExcluir
  10. Oke Arooo Meu Pai OXOSSI QUe MEU PAI CONTINUE PROSPERANDO EM SUA VIDA .... LINDAS HISTORIAS

    ResponderExcluir
  11. QUE ODÉ MEU PAI ABOCY SEUS CAMINHOS E SUA VIDA AXÉ

    ResponderExcluir
  12. DIZEM QUE SOU OXUM DE OBA, MENINA FACEIRA E QUE SE NÃO VER DIREITO VERÁ XANGO,MAS RESPEITO E MUITO,GOSTO DAS HISTÓRIAS,MAS SEI QUE SOU FILHA DE IEMANJA OU CRESCI SABENDO DISSO E AGORA COMO SABER O QUE SOU REALMENTE E DE QUEM SOU? PODERIA ME RESPONDER POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  13. Oké Aro meu Pai Oxóssi caçador!
    Oraiêiê minha Mãe Oxum!

    Lendas são lindas, eu tenho Oxossi como pai (orixa de cabeça) e Oxum como mãe (ajuntó)
    Um arquétipo daqueles!

    ResponderExcluir
  14. sou apaixonada por oxossy e oxum por isso acho q vim de logun pois sou fruto desse amor

    ResponderExcluir
  15. sou filha de Óxossi e de Oxum,e me sinto privilegiada de ter eles como meus pais de cabeça !!!

    ResponderExcluir
  16. Oi vocês mulheres eu vou contar o que aconteceu comigo o que eu sonhava para casar construir uma família mas sempre confiei nas amizades fazer a festinha chamar as amigas para minha casa tudo que eu fazia na minha casa eu chamava minhas amigas e a minha mãe falava para mim você toma cuidado que uma das suas amigas ainda vai acabar com seu casamento e eu ficava brava nervosa e cheguei até ficar sem falar com a minha mãe confiava demais mas amizade delas uma pessoa chegou em mim e falou para mim assim eu vi o teu marido com uma das suas amigas falou até o nome dela no dia seguinte ela chegou lá em casa e eu falei teve uma pessoa que disse que viu você com meu marido aos beijos ela jurou ela chorou Ela falou para mim,para mim teu marido é mulher igual eu e eu confiei quando eu descobri ele tinha montado uma casa para ela montar uma loja e dado um carro para ela aí todo mundo Deixa ele para lá falei não eu vou reconstruir meu casamento não vou dar esse gosto para ela e vou passar o contato dessa pessoa que me ajudou eu estou compartilhando com aquela que passou ou tá passando o que eu passei por que essa pessoa me ajudou eu reconstruir meu casamento com ele eu vou passar o contato dela quem quiser procurar ela (62)9 9559-0805

    ResponderExcluir