sábado, 17 de janeiro de 2009

Odociaba mamãe



Odociaba Mamãe amada, Rainha das águas sagradas do mar, Dona de toda a agua salgada, mãe dos orixás e das cabeças, senhora dos tesouros da mente, Soberana da Casa maior ( O mar).
Yemanjá ,Yemonjá, Janaína, Inaê, sereia, Iemanjá, são muitos dos nomes pelos quais essa rainha é conhecida, aonde o mais conhecido é Yemanjá ( ´´ mãe cujo filhos são peixes``).

Yemanjá é um deusa africana e portantoNEGRA, mas na época da escravidão não tinham como cultuar as imagens com o orgulho da raça, e diferente dos outros orixás que tinham suas figuras sincretizadas em Santos do catolicismo de seus senhores, Iemanjá se fez por uma linda mulher branca de cabelos longos saindo do mar em noite de lua nova, com um lindo vestido azul /branco que se arrasta pelo mar, usando uma coroa de diamantes com uma estrela no alto.

Essa imagem é cultuada até hj, mas quem conhece a religião sabe que nossa mãe não é branca e sim negra, iemanjá possui os seios muito fartos e grandes, pois é mãe da maioria dos orixás.

Yemanjá divide a maternidade com Oxum, enquanto oxum cuida da criança já nascida é yemanjá que traz ela ao mundo, aparando sua cabeça na hora do nascimento, sendo filho dela ou não.

Yemanjá na Africa não é rainha do mar como no Brasil e sim de um rio que leva seu nome, filha de Olokun rei/rainha do mar lá, ela é a princesa das águas sagradas, mas ao vir pro Brasil se tornou a rainha das águas salgadas.

Mamãe sempre quiz viver na Terra como as outras mulheres, Olokun lhe avisa que se ela um dia quiser voltar pro mar deve quebrar uma garrafa encantada que ele lhe da, ela então vai para a terra do sol poente, com Ogum, Oxóssi e Xangô.

Lá ela se casa com um rei , mas com um só pedido que esse não debochasse de seus seios, o rei concorda e então promove uma enorme festa regada a bastante vinho de palmeira, e acaba se embebedando.
Yemanjá pede pra que ele pare de beber, mas ele zomba de seus seios , o que faz ela sair correndo, ele inconformado, manda todos os seus soldados atrás de iemanjá, que na fulga deicha a garrafa de olokun cair no chão e se transforma num rio que vai em direção ao mar, mas a vontade do rei de impedir Yemanjá era tanta que ele se transforma em uma enorme pedreira e detém a passagem de Iemanjá.

A deusa das aguas vai então a um babalaô que manda ela fazer uma obrigação a seu filho Xangõ que de pronto atende o desejo da mãe e deslacera a pedreira com seus raios.

Yemanjá então vai pro mar que é o lar de seu pai olokun, e mais tarde na era da escravidão vem pro Brasil, e nessa viagem conhece oxalá que vinha navegando em um tronco de madeira, ela se apaixona por oxalá, o que não agrada nanã, que descobre o amor dos dois, Yemanjá pede perdão a nanã que se torna sua grande amiga mais tarde.

Yemanjá é muito apegada a seus filhos e não deseja a sua separação de nenhum deles, e faz de tudo pra impedir que isso acontece, se valendo até mesmo de chantagens, mas com Oxóssi foi diferente...
Ogum foi o primeiro dos filhos que deicha a mãe dizendo que tinha que ganhar o mundo, porque a casa de sua mãe não o serve mais, ele nasceu pra guerrear e assim deve viver, como um guerreiro, Exú desejava ganhar a rua, a noite, e ser independente, e com Oxóssi não foi diferente.

Mas Yemanjá sabia que tinha algo errado e foi consultar um Babalaô que diz que Ossanha o feiticeiro quer oxóssi pra si e vai encantalo com uma poção e aquele que tinha várias mulheres será de um homem só, Yemanjá temendo a segurança do filho diz a oxóssi o que ossanha tentará.
Oxóssi faz pouco caso da mãe que se irrita e expulsa-o de casa, mais tarde as suspeitas de iemanjá se confirmam e a notícia de que oxóssi é prisioneiro de Ossanha chega até ela, Ela chama ogum pra que esse que sempre protegeu o irmão vá até ele e o traga devolta pra casa, mas ogum somente consegue libertar Oxóssi.

Yemanjá fica sozinha em casa, quando Exú retorna ao lar, e diz a mãe que rodou todo o mundo e em nenhum lugar do planeta encontrou mulher mais linda e poderosa que ela, e assim tenta estuprar a própia mãe , que rsiste bravamente, mas exú com sua violência acaba deslacerando seus seios e é banido da mesas dos orixás por isso.

Yemanjá tbm fora mãe adotiva de Obaluaiê, já que Nanã ao ver que filho nascera com Chagas, rejeita-o e abandona-o a beira, mar o choro da criança chama a atenção de Yemanjá que salva o bebe dos caranguejos que atiçavam ainda mais suas feridas, mamãe então consultando um babalao, recebe instruções que deve cobrir o corpo da criança com palha da costa pra que cure suas feridas e assim ela faz.

Sendo uma sereia, e morando no mar não poderia levar o menino para as profundezas das águas, então cuida do menino em uma gruta que da para o mar, como é um bebe e não pode se alimentar de peixes como ela, iemanjá alimentaô com pipoca que ela molha na água do mar pra que fique mais macia e assim ele possa comer.

Iemanjá cuida de Obaluaiê até que ele tenha idade pra crescer e ganhar mundo, mas não deixando-o de amar tão quanto ama seus outros filhos.

Yemanjá certa vez lutou sozinha contra um exército inteiro, mas não tinha um exército, mas ultilizou de toda sua astúcia pra vencer, A beira mar , prendeu vários enormes espelhos na areia ao seu redor, quando seus inimigos chegaram viram a própia imagem e acharam que ela estava com um exército muito maior e cruel que o deles e saíram em retirada, dando a vitória a iemanjá sem derramar nenhuma gota de sangue.

Iemanjá é a líder da linha do povo do mar e comanda lá sereias, exús, marinheiros, caboclas do mar, princesas entre outros seres encantados que vivem no mar junto com nossa mãe sereia.






Salve a rainha das águas salgadas...


´´ OGUNTÉ, MARABÔ , CAIALÁ E SOBÁ, OLOXUM INAÊ JANAÍNA IEMANJÁ ``
ODOCIABA YEMANJÁ

5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho moreno.
    Muito legal da sua parte reuni as lendas dos orixás!!!!Deve ter dado um trabalho danado né!
    Gostei!!!
    Só achei engraçado vc dizer q é pai de santo..kkkkkkkkkk
    até parece...
    bjin

    ResponderExcluir
  2. é a coisa mais linda que ja vi na vidA!!!EU sou de iemanjá ogunté e chorei lendo essa matéria!!!!!!!!!!!Parabéns.......

    ResponderExcluir
  3. Odociaba minha mae Yemanjá ! Salve rainha do mar

    ResponderExcluir
  4. Oi vocês mulheres eu vou contar o que aconteceu comigo o que eu sonhava para casar construir uma família mas sempre confiei nas amizades fazer a festinha chamar as amigas para minha casa tudo que eu fazia na minha casa eu chamava minhas amigas e a minha mãe falava para mim você toma cuidado que uma das suas amigas ainda vai acabar com seu casamento e eu ficava brava nervosa e cheguei até ficar sem falar com a minha mãe confiava demais mas amizade delas uma pessoa chegou em mim e falou para mim assim eu vi o teu marido com uma das suas amigas falou até o nome dela no dia seguinte ela chegou lá em casa e eu falei teve uma pessoa que disse que viu você com meu marido aos beijos ela jurou ela chorou Ela falou para mim,para mim teu marido é mulher igual eu e eu confiei quando eu descobri ele tinha montado uma casa para ela montar uma loja e dado um carro para ela aí todo mundo Deixa ele para lá falei não eu vou reconstruir meu casamento não vou dar esse gosto para ela e vou passar o contato dessa pessoa que me ajudou eu estou compartilhando com aquela que passou ou tá passando o que eu passei por que essa pessoa me ajudou eu reconstruir meu casamento com ele eu vou passar o contato dela quem quiser procurar ela (62)9 9559-0805

    ResponderExcluir