sábado, 17 de janeiro de 2009

Eparrei Oyá




Antes de mais nada, Eparrei Iansã/Oyá, grande senhora dos ventos de tempestades, dos relâmpagos, das paixões intensas, a senhora do movineto, justiceira, aquela que não preciza de homem que a sustente mas que apenas a ame, mulher guerreira que não teme a nada... Eparrei senhora.

Iansã fora a mulher de Ogum, o que poucos sabem é como esse a conhceu...Um dos símbolos de iansã é o chifre de Búfalo que ela carrega pendurado, pois assim ela vivia, como um búfalo na beira de um riacho, Ogum voltando da guerra se depara com uma linda mulher saindo debaixo de uma pele de Búfalo para se banhar, ele então espera Iansã entrar no riacho e pega a pele pra si. Quando retorna iansã não acha a pele que ogum segura como um troféu, Iansã pergunta o que ele quer e ele responde que ele quer ela como espousa e então devolveria sua pele de búfalo, Iansã aceita e a partir de então os dois se unem.

Iansã é um orixá ativo, irriquieto, logo se uniu a Ogum na forja das armas, e por insistência dela ogum ensina como manejar a espada, se tornando ela tão boa quanto o marido, mas nesse meio tempo ela se apaixona por Xangô, e os dois combinan de fugir juntos.

Xangô então foge com Iansã na calada da noite, ao amanhecer Ogum descobre a traição e vai atrás dos amantes incessantemente... Passam dias e ogum não desiste de sua caçada
Xangô e Iansã param para descasar, um erro cruel, pois nesse momento surge Ogum tomado pelo ódio a Xangô, Começam uma luta, mas Xangô acaba caindo, Ogum lanca a lamina de sua espada contra Xangõ, mas iansã entra na frente e a espada se quebra em 9 pedaços, dando origem as 9 qualidades de Iansã.

_ Iansã vence a morte _
Já no reino de Xangô Iansã se torna a terceira esposa do senhor da justiça juntamente com Obá e Oxum, até que uma vez Xangõ estava entre a vida e a morte, Iansã vai a um babalao que a diz que Xangô preciza de um embrulho com um conteúdo mágico , mas que esse não poderia ser aberto.

Esse embrulho ficava do outro lado do mundo, Obá não conseguiria realizar a viagem a tempo por TErra, e Oxum não poderia seguir pelos rios já que não havia extensão de aguas doces até o lugar, então iansã toma pra si a responsabilidade e vai ao encontro do tal embrulho, e usando a ventania, vai até o outro lado do mundo, mas um aperto no peito lhe diz que Xangõ morreria antes de sua volta.

Iansã desobedecendo as ordens do babalao abre o embrulho libertando milhares de relâmpagos, Iansã então pega o fogo do relâmpago na boca e usando um desses chega a Xangô e lhe devolve a vida, a partir desse momento Iansã assim como Xangô obtia o Dominio sobre o Relâmpago e o trovão.

_ As folhas de Ossanha _
Outra lenda conta que Xangô revoltado por Ossanha obter todo o conhecimento sobre a magia das folhas atiça iansã contra o feiticeiro, dizendo que todos os orixás tinham direito sobre as folhas mágicas e que ossanha não poderia ter tudo só pra si; Iansã movida pela confiança em Xangô começa a gira, formando enormes rajadas de vento que varre tudo por onde passa destruindo as casas daqueles que eram seus devotos, fazendo as folhas das árvores voarem pra bem longe do domínio de ossanha, mas nada nelas tinha.

O Segredo das folhas estava na cabaça presa no alto da árvore que nem balançou com o vento, Iansã arrependida do seu ato impensado, ajudou os camponeses a refazer suas casas , ganhando assim o perdão e denovo a devoção dos mesmos.

_ logun e Iansã _
A lenda conta que oxum e obá foram expulsas do reino de xangô e que Obá alimentava por oxum bastante raiva pelo que fez a ela, Logun, filho de oxóssi e Oxum fora nadar sem a permissão de oxum nas águas profundas do rio , longe da margem e os cuidados de oxum, Obá torna as aguas revoltas causando o afogamento de Logun, Oxum desesperada clama a orunmilá que salve seu filho, e ele assim o faz , mas esse não continuaria sobre a guarda de oxum, e acaba sendo encontrado por iansã e ogum que acabam de crialo.
Uma lenda diz que iansã uma vez desejou ser tão auto suficiente que não dependeria de homem nenhum pra nada e então decidiu aprender todos os dons dos orixás.

Com Odé aprendeu a caçar, Com oxaguião aprendeu a usar o pilão, Com ogum a manobrar a espada, com Xangô o poder de controlar os relâmpagos até que ofereceu-se a Obalaiê que se recusou a deitar com Oyá.

Iansã não adimitiu tal negação e usaou a sensual dança dos 7 cantos do mundo, ela dançou em sua ventania pelos 7 cantos da Terra, mas nem isso fora capaz de comover obaluaiê, Iansã então se ajuelha aos pés do senhor da Terra e pede que ele a ensine algo.

Obaluaiê aceita o pdedido de oyá e lhe entrega o eruexim, um tifo de chicote feito com o rabo do cavalo usado por ela pra guiar os espíritos recém desencarnado ( Egun) para o outro mundo, surgindo assim qualidade de iansã Balé.

_ Iansã e obaluaiê_

Oxalá deu uma grande festa para todos os orixás,iansã comandava a festa , alegre, espontânea como é não parava quieta, mas algo chamou atenção de iansã, Obaluaiê estava sentado desde o início da festa, e todas as iabás tinham nojo ou receio de tocalo pela roupa que ele usava que lhe cobria do rosto até o pé.

Iansã inconformada com aquilo levantou obaluaiê e começou a girar em sua volta, levantando a palha, revelando um homem muito formoso e sem pestes nenhuma , iansã continuou dançando com o senhor da terra, enquanto as outras iabas se contorciam de inveja.

_ Oyá e Ibeji _



Iansã tivera dois Gêmeos, os dois muitos travessos adoravam se banhar na cachoeira e por mais que oyá lhes avisasse pra terem cuidado , uma tragédia ocorreu, um dos meninos se afogo, e o outro irmão inconformado, não comia, não dormia, só chorava , Iansã aflita, invoca orunmilá pra que esse traga seu amado filho devolta, ou ela perderia o outro, orunmilá atende suas preces e manda iansã fazer um menino de barro com as mesmas feições do que se foi, e assim ela faz, molda do barro um menino idêntico ao seu filho perdido.

Orunmilá manda iansã girar e com seus ventos varrer o barro, iansã assim o faz começa uma ventania tirando todo o barro que fez , daonde debaixo estava devolta o menino que tinha ido, esses são IBEJADA.

Iansã é a palavra que traduz movimento, uma mulher guerreira de fibra , Não teme amar e ser amada, não tem medo de abandonar o que te desagrada, é tão inconstante quanto o vento que pode ser tanto uma leve brisa que lhe acaricia o rosto quanto uma terrível tempestade que lhe pode tirar a vida.

Iansã mesmo aonde está protege seus filhos e não adimite que ngm mecha com eles, uma mulher digna e admirável.

Salve Stª Bárbara ...

´´_ Eparrei bela OYÁ _ ´´

9 comentários:

  1. Muito linda minha mae Yansã...
    Eparrey minha mae!

    ResponderExcluir
  2. YANSÂ AJUDA-ME NESSA BATALHA,SABE DO QUE TO FALANDO.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante pois, aos poucos vou aprendendo a me amar a partir do seu amor por mim e também do auto conhecimento e as informações aqui contidas me permitiram conhecer um pouco mais a minha origem espiritual e poder saber a quem recorrer nos meus momentos de aflição e de agonia no campo espiritual e na vida, recorro sempre ao seu trono sagrado senhora dos eguns,a quem Deus encarregou de me conduzir.

    ResponderExcluir
  4. Seja minha protetora, mãe iansã. Me ajuda no meu intento. sabe do que eu estou falando. é muito importante pra mim.

    ResponderExcluir
  5. É linda demais, a lenda de minha mãe !!!!

    ResponderExcluir
  6. minha mae iansã demorei para descobrir mais eu sou seu folho e vou fazer a sua vomtade minha mae te amo demaiss

    ResponderExcluir
  7. Eparrei minha Mãe
    Linda
    minha Iaba Guerreira!

    ResponderExcluir
  8. Histórica muito bela 👏👏👏🍃💨🔥💫

    ResponderExcluir
  9. Oi vocês mulheres eu vou contar o que aconteceu comigo o que eu sonhava para casar construir uma família mas sempre confiei nas amizades fazer a festinha chamar as amigas para minha casa tudo que eu fazia na minha casa eu chamava minhas amigas e a minha mãe falava para mim você toma cuidado que uma das suas amigas ainda vai acabar com seu casamento e eu ficava brava nervosa e cheguei até ficar sem falar com a minha mãe confiava demais mas amizade delas uma pessoa chegou em mim e falou para mim assim eu vi o teu marido com uma das suas amigas falou até o nome dela no dia seguinte ela chegou lá em casa e eu falei teve uma pessoa que disse que viu você com meu marido aos beijos ela jurou ela chorou Ela falou para mim,para mim teu marido é mulher igual eu e eu confiei quando eu descobri ele tinha montado uma casa para ela montar uma loja e dado um carro para ela aí todo mundo Deixa ele para lá falei não eu vou reconstruir meu casamento não vou dar esse gosto para ela e vou passar o contato dessa pessoa que me ajudou eu estou compartilhando com aquela que passou ou tá passando o que eu passei por que essa pessoa me ajudou eu reconstruir meu casamento com ele eu vou passar o contato dela quem quiser procurar ela (62)9 9559-0805

    ResponderExcluir