domingo, 18 de janeiro de 2009

Laroiê


LAROIÊ EXÚ MOJI








Laroiê Senhores da magia, da noite, das armadilhas da vida, das enrascadas, da magia, do mistério, da sexualidade e mensageiro dos orixás, senhores que merece todo o nosso respeito e admirãção.

Pra começar a falar de Exú é deichar algo bem claro aos leigos... EXÚ NÃO É O DIABO.

Exú primordial é filho e Iemanjá , irmão de Oxóssi, Xangô e Ogum.

O comportamento de exú foge ao dos outros orixás, porque diferente dos outros ele não se importa do que vão achar dele ou não, desde pequeno sempre foi fascinado pelos mistérios da magia, pelo oculto, pelo que está por trás das coisas, gostava de por a limpo toda a sujeira que era dita ´´imoral``, o que não faz deles IMORAIS, ou INDENCENTES.

Exú sai de casa junto com Ogum e Xangô, mas perdeu o direito de ser orixá e
muitas lendas explicam esse motivo.

Uma delas diz que Exú quandosai de casa, roda pelo mundo inteiro, a procura da magia, a procura do obscuro, desvendando mistérios, se tornando o mestre do oculto, sempre amante da noite, vivia em becos, encruzas e mesmo ruas escuras, sempre com suas risadas chamativas e contagiantes se tornava cumpadre de muitos, muito amigo quando solicitado e muito vingativo quando enganado ou manipulado.

Mas um dia ele decide voltar pra casa, e encontra sua mãe feliz em telo de volta, Exú então tenta abusar de sua mãe lhe dizendo que em todo o mundo nunca encontrou mulher mais formosa e poderosa que ela.

Iemanjá resiste ao filho que com sua violência deslacera os seios de sua mãe e que por isso é banido da mesa dos orixás.

Mas outra diz que Exú era o guardião da casa de oxalá no começo do mundo, todos que quizesse falar com oxalá teria que antes deichar um tributo a Exú que guardava sua porteira, mas oxalá ao fazer oferenda aos orixás acaba se esquecendo de exú, que não perdoa a falta de cuidado.

Nesse mesmo tempo Oxalá tinha recebido a tarefa de criar o mundo e pra isso, o saco da criação, mas na viagem pra realizar sua tarefa, exú se aproveita pra se vingar, provoca nele uma sede insaciável, e cercado de palma, acaba bebendo de seu vinho até cair de bebado no chão, o saco da criação é tirado de suas mãos, e com seu ´´porrete `` Exú bate em oxalá ( o que dizem ser o motivo dele andar curvado) , mas oxalá retira o porrete de exú , tira-o da mesa dos deuses e castiga-o a ser o mensageiro entre os homens e os orixás.


Por tal motivo exú acaba por ser o mais HUMANO dos orixás, o que se aproxima mais da nossa realidade, é a transição entre o carnal e o divino.

Exú deu origem a falanges, e com isso surgiu exú mulher, tbm conhecido como pombogira ( Significa Exú mulher ), que foi adaptado a pombagira.


Outro mito a pomba gira seria que elas são putas, prostitutas, mulheres de baixo calão, depravadas, entre outros adjetivos dolorosos...

Elas foram sim MULHERES, que por motivo de prazer ( Não estamos aqui pra julgar ngm) , ou por necedidade, se tornaram cortesãns, mas muitas eram senhoras de alto calão, duquesas, princesas, rainhas, que após a morte, se dedicaram a ajudar aqueles com problemas espirituais, que afinal é o objetivo de exú.

Exú não é o diabo, mas é um ser brincalhão por natureza, adora fazer piadas, adorar sorrir e dar suas famosas gargalhadas ( hiahahahahahaha ) , por isso muitos se vestem com roupas chamativas, gostam de chocar as pessoas que são leigas e que não fazem nada pra sair desse estado, exú preza a intelectualidade, afinal ninguém gosta de ligar com pessoas ignorantes e exú não é diferente.

Mas exú diferente dos orixás que só fazem o bem, são divididos em dois grupos, os Exús COROADOS e os não coroados.



Aos exús coroados/ batizados só é permitido fazer o bem, magia branca, são exús de encruza, das almas, ou mesmo escravos diretos de um orixá, eles são encarregados de no final do dia transformam toda a energia negativa do universo , filtrando os pensamentos ruins, a esses é dada a qualidade de guardiões.


Aos que não são coroados, é dada a ´´escolha`` de trabalhar ou não pelo bem ou pelo mal, ou pela simples e direta frase deles ´´ trabalha pra quem der mais``, ou seja, se vc der uma roza e seu inimigo der uma mesa inteira, vc sai perdendo, mas os riscos com exu pagão são muitos.

Se esse for pego pelas almas ou até os orixás fazendo maldade é castigado, e por vingaça voltara tudo o que foi mandado fazer contra o mandante, tendo sérias consequências por assim então.

Mas uma frase que vc CERTAMENTE ouvira de seu babalaô, antes de mecher com qualquer tipo de exú... Exú não vai até vc, vc vai até exú, tudo que acontecer é por sua TOTAL conta e risco, portanto cuidado.

Exús não são maus , mas na época da ecravidão a igreja julgou-os pagãos por seu modo de brincar e por sua sexualidade estampada, sem medo de se mostrar e sem vergonha de ser quem é, Exú é e ponto, quem gostar ótimo, quem não gostar , só lamenta, a igreja com medo de que isso se tornasse costume caracteriozou-o como o Demonio, o que de jeito maneiro não é verdade.

Vai aqui alguns exús, Laroiê:


Exu Tranca-Rua: Patrono dos empresários e dos militares, resolve causas complicadas, impossíveis, desembaraça encrencas e situações difíceis em geral. As ruas que ele tranca são os caminhos do inimigo. Aprecia cachaça, azeite de oliva, sal, charutos e em seu Ipadê inclui sete ovos. Se o problema envolve dificuldades econômicas, brigas, inveja, saúde e amor, o ebó é feito com um peixe médio sem escamas e sem vísceras, azeitonas verdes, charuto, uma bebida doce e uma vela preta e vermelha.




Exu Marabô: Conhecido como Senhor de Sete Cabaças e Senhor do Dendê, seus modos são cavalheirescos, aprecia bebidas finas e bons charutos. Viveu na Idade Média e,segundo alguns biógrafos, no norte da Finlândia! As sete cabaças são os receptáculos de seus segredos mágicos.



Exu Zé Pelintra: Tem fama de boêmio, malandro, brincalhão, beberrão, mas dedica-se a trabalhos "de luz". Em sua última vida passada, era um caboclo nordestino e brigão mas também um grande conhecedor de ervas curativas para males do corpo e da alma. Também desmancha feitiços. uma cachimbo e anda descalço.


Maria Padilha: favorece a atração de simpatia, amor e destaque em qualquer meio. No Ipadê, os ingredientes são um bife de carne bovina em um prato de barro acompanhado de sete acarajé brancos,sete velas vermelhas, sete rosas abertas vermelhas,sete cigarrilhas, sete maçãs vermelhas e uma garrafa de licor de anis. Se o pedido é de vitória, satisfação de um desejo, Padilha pede dispensa a carne mas, além das maçãs, das rosas e das cigarrilhas, ela requer sete espelhos pequenos, purpurina dourada e prateada, um vidro de perfume e apenas uma vela vermelha. No favorecimento para o amor, em uma panela de barro com tampa são colocados um papel com o nome do pretendido escrito sete vezes, um miolo de boi, uma lata de figos em calda, um quilo de açúcar mascavo, essência de morango, creme chantilly e uma garrafa de anis.



Maria Molambo: Proporciona sucesso e esclarecimento com oferenda de farinha de mandioca, sete gemas de ovos, azeite de oliva e uma vela amarela. Se o caso é medo e insegurança, a pombagira aprecia sete peras d'água,sete ovos crus, sete pedras de carvão, sete rosas amarelas,sete ramos de trigo, perfume e a vela amarela. Maria Molambo também proporciona prosperidade, saúde, afasta rivais e pessoas inconvenientes.


Seja ele Exú ou pombogira, merece todo nosso respeito.

Salve todo o povo da rua...


LAROIÊ EXÚ É MOJIBA

8 comentários:

  1. interessante mais todos esses exú
    são demônios disso eu sei
    tem tão colocar pano escuro a onde
    todos conseguem ver...

    ResponderExcluir
  2. aí DOUGLAS,demônio até tu pode ser palhaço,qualquer pessoa é ruim ,então é bom respeitar pq o dia que tu tiver que pagar pela tua lingua de trapo sem freio,não é um exu que vai te cobrar

    ResponderExcluir
  3. Esta derrotado em nome do único Deus, nosso salvador, senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Ten tão???? não seria tetam,DouGlas.
    Pra quem gosta de falar mal das coisas sem conhecimento,deveria saber escrever pelo menos.rsrsrs
    TEN TÁ ESTUDAR...QUEM SABE UM DIA VC APRENDE!

    ResponderExcluir
  5. kkkk ou DADA nao eh ten tão nem -tetam
    é TENTAM..KKKKK MAS VALEW PELOS RISOS

    ResponderExcluir
  6. Oh! Poderosos! Sempre! Exú Maioral, Exú Sete Encruzilhadas, Exú Marabô, Exú Tranca-Ruas, Exú Tiriri, Exú Veludo, Exú Gira-Mundo! Sempre! Laroiê (Mojubá, Saravá)! Sempre! Agô! Sempre! Agradecimentos (Agradecido), Gratidões (Grato)! Sempre! Por tudo de bom, a mim! Sempre! Peço-Lhes que eu melhore cada vez mais, a mim! Sempre! Assim Seja! Amém! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  7. Oi vocês mulheres eu vou contar o que aconteceu comigo o que eu sonhava para casar construir uma família mas sempre confiei nas amizades fazer a festinha chamar as amigas para minha casa tudo que eu fazia na minha casa eu chamava minhas amigas e a minha mãe falava para mim você toma cuidado que uma das suas amigas ainda vai acabar com seu casamento e eu ficava brava nervosa e cheguei até ficar sem falar com a minha mãe confiava demais mas amizade delas uma pessoa chegou em mim e falou para mim assim eu vi o teu marido com uma das suas amigas falou até o nome dela no dia seguinte ela chegou lá em casa e eu falei teve uma pessoa que disse que viu você com meu marido aos beijos ela jurou ela chorou Ela falou para mim,para mim teu marido é mulher igual eu e eu confiei quando eu descobri ele tinha montado uma casa para ela montar uma loja e dado um carro para ela aí todo mundo Deixa ele para lá falei não eu vou reconstruir meu casamento não vou dar esse gosto para ela e vou passar o contato dessa pessoa que me ajudou eu estou compartilhando com aquela que passou ou tá passando o que eu passei por que essa pessoa me ajudou eu reconstruir meu casamento com ele eu vou passar o contato dela quem quiser procurar ela (62)9 9559-0805

    ResponderExcluir