Okê Arô Senhor das Matas.Dia 20 de Janeiro está chegando, Dia de São sebastião , padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e que em algumas partes do Brasil tem seu sincretismo em Oxóssi ( Osóssi/Odé).
Oxóssi é o Rei do KETU, filho de Iemanjá é a energia POSITIVA do Universo, tem seu espírito livre , e aventureiro, destemido e algoz tem uma vaidade elevada, é senhor da fartura pois é ele que sai para a caça, e que se propõe que nada falte na mesa.
Filho de Iemanjá Oxóssi desde cedo tinha vontade de ser livre, mas por amor a mãe sempre soube se conter, mas com a saída de seus irmãos Ogum e Exú de casa oxóssi diz a sua mãe que tbm quer ser livre, e ganhar o mundo , decide então ir para as matas, Iemanjá então foi até um Babalorixá que avisou a ela que Ossanha ( Ossãe /Ossain ) o feiticeiro, queria oxóssi pra si, Iemanjá avisa o filho do perigo, mas Oxóssi teimoso, não ouve a mãe e vai assim mesmo pras matas e é expulso de casa.
Lá ele encontra Ossanha que já aguardava a chegada do caçador, o feiticeiro se ofereçe a ensinar a Oxóssio segredo das folhas o levando ainda mais dentro da mata, quando então lhe oferece o que beber.
Oxóssi se farta da bebida enfeitiçada de Ossanha e se apaixona pelo mesmo que o captura e o prende em uma rede; Iemanjá sabendo do perigo que oxóssi esta correndo clama a Ogum que vá atrás do seu irmão querido que foi capturado pelo feiticeiro, Ogum vence todas as demandas do caminho e Salva Oxóssi das garras de Ossanha, mas já era tarde demais, Oxóssi não vive mais sem Ossanha, assim como Ossanha não vive mais sem Odé.
Oxóssi se torna o tronco forte da árvore enquanto Ossanha é as folhas, Sendo os dois INDISPENSÁVEIS .
Conta outra lenda de que oxóssi ficara sabendo que seu irmão Ogum se tornou orixá, e a notícia alimentou ele do mesmo desejo, Oxóssi sabia que na mata era estreitamente proibido matar cobras, principalmente a jibóia encantada que na verdade era oxumaré ( Osunmare) na sua forma mortal.
Ossanha Adverte Oxóssi que Osunmaré é um orixá e que ele não deveria se arriscar com o bote da cobra, Oxóssi no outro dia some o dia inteiro, Ossanha fica preocupado, mas no cair do sol Oxóssi volta com a jibóia enrolada em si, No outro dia quando Ossanha chega a morada de Oxóssi o mesmo tinha desaparecido, sobrando apenas o rastro da cobra que oxóssi comera... A partir daí Oxóssi se tornou orixá.
Outra Lenda sobre a divindade de Odé seria a qual em um reino havia um pássaro amaldiçoado que devastava toda a colheita do povo e estava levando o lugar a falência, esse pássaro gigante tinha o peito protegido por um feitiço que o deicha imune as armas.
O rei então invoca todos os caçadores dos arredores,primeiro veio um caboclo conhecido por ter 7 flechas mortais, mas esse não deu conta do pássaro, veio o de 6 flechas e ngm dava jeito, até que oxóssi soube do que acontecia e se ofereceu a ir matar o pássaro, Sua mãe lhe advertiu que o passáro era encantado e que tinha imunidade a armas, mas oxóssi não teve medo e infrentou o bicho.
Horas antes do confronto a mãe de Odé fez uma oferenda a oxalá pedindo proteção para o filho e que o mesmo retirasse a couraça do peito do passáro imortal; Odé como o combinado disparou uma só flecha e matou o pássaro, daí seu nome OXÓSSi ( ´´ O homem de uma flecha só `` ).
Oxóssi se apaixonou por Oxum (Osún) que é a deusa da beleza , do amor, divide a maternidade com Iemanjá (Yemonjá),dona das aguas doces e do ouro, uma mulher de beleza e riqueza INCONTÁVEIS, ardilosa, inteligente, feiticeira, doce, enfim todas as qualidades que Rainha merece receber, mas a vaidade dos dois começa a entrar em conflito, e oxóssi queixona que as aguas de oxum inundam a mata espantando sua caça, enquanto oxum reclama da floresta de Oxóssi que avança sobre o riacho.
Mas um fruto nasce desse amor, esse é Logun Edé que é o príncipe dos orixás, que vem como intercessor dos dois reinos, sendo a margem entre o leito do rio e a floresta trazendo denovo a paz para a floresta e para os rios.
Os filhos de Odé são pessoas alegres, e tem fama por serem meio ´´excêntricas`` por causa de seu espírito livre, mas odé é a liberdade das matas, o eco das florestas, a vida que não para de nascer, Odé é o polo positivo, aquele que não deicha nada faltar, O caçador de uma flecha Só.
Por tudo isso só tenho a agradescer a meu pai de cabeça...
<-( _ Okê Arô Oxóssi _ )->